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Lei de Pareto

Lei de Pareto aplicada a clínicas médicas e odontológicas

Gestão Odontológica

A lei de Pareto, conhecida como princípio 80/20, foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto e diz que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Na realidade de uma clínica, esta teoria se baseia no fato que 80% dos negócios provêm de 20% dos esforços e ações. Na clínica Luiza Stoupa Espaço Saúde, a qual sou proprietária e estrategista, utilizo o software ControleODONTO para listar os 20% dos nossos pacientes que foram responsáveis por 80% do nosso faturamento nos últimos 12 meses. Os nomes dos clientes que o sistema fornece é o ponto de partida para definirmos os nossos clientes ideais, no entanto, uma análise detalhada das características de cada paciente, bem como indicações e satisfação aos tratamentos nos norteiam a concluir a nossa lista.

Como a Lei de Pareto se aplica na prática das clínicas?

A regra dos 80/20 aplicada às clínicas, diz que 20% dos pacientes são responsáveis por 80% do faturamento da clínica. Sendo assim, é necessário que o dentista conheça quem são esses pacientes, as suas características e comportamentos, bem como identificar o motivo que os fez escolheram a clínica para realizar o tratamento. Conhecendo esse cenário, utilizamos os dados para direcionar a gestão, marketing e posicionamento estratégico.

Como conseguir a lista dos meus principais clientes dentro do software?

No software ControleODONTO, a Lei de Pareto está bem aplicada e direciona o profissional, a criar ações capazes de dobrar ou triplicar o faturamento. No módulo de recebimentos, dentro da gestão financeira, temos as estatísticas dos títulos recebidos, com o detalhamento dos 20% dos pacientes citados na lei de Pareto, bem como os 10 principais clientes atendidos nos últimos 12 meses.

A lei de Pareto e o aumento do faturamento das clínicas

Após gerar a lista na plataforma do ControleODONTO e identificar os 20% dos pacientes responsáveis por 80% do faturamento da clínica, deve-se estabelecer estratégias para captar pacientes com o perfil semelhante, tendo como consequência o aumento dos atendimentos de pacientes ideais e o aumento do faturamento.

Dessa forma, após estabelecer o perfil dos clientes, precisa-se definir as estratégias para comunicar de forma assertiva, produzindo um marketing direcionado ao público determinado, gerando valor e, com isso, alcançando a melhora nos resultados.
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